"TANGO"
Um ritmo q mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste.
Como dança é “duro”, masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa.
O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.
Há diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, tango romanzae o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico (o lectrotango pode ser conferido nos trabalhos dos grupos Bajofondo e Gotan Project, como:SANTA MARIA (DEL BUEN AYRE) ).
ONDE SURGIU?
O tango surgiu nos subúrbios de Buenos Aires em meados do século 19. Na beira do rio Riachuelo, nos bares, nos cortiços do bairro sul, nos prostíbulos, estavam os soldados de folga, trabalhadores dos abates, cocheiros, artesãos, marinheiros e peões, em geral homens sozinhos em busca de companhia e diversão. Nestes salões, tocavam-se valsas, milongas, mazurcas, habaneras, polcas e esboços do futuro “tango criollo”.
O tango que se dançava já em 1880, composto por Villoldo ou Mendizabal, entretanto, não era o mesmo “tango argentino” que se conhece hoje, de astros como Carlos Gardel ou Astor Piazzolla. A dança sofreu algumas mudanças com o passar do tempo, mas permaneceu a cadência entre os movimentos suaves e bruscos.
Pouco a pouco, a dança foi conquistando espaço nos salões. Até a moda adaptou-se, pois as damas precisavam de liberdade de movimentos. Poiret, por exemplo, criou o “tango look”, com vestidos de ombros de fora, acinturados, decotados, que elas usavam sobre calças justas até o tornozelo, ou então saias justas de “chiffon”, com aberturas generosas. Nas cabeças, boinas em forma de turbante, com penas.
Era a época das revoluções cultural e industrial na Europa, em que se buscava mais independência e mudanças no estilo.
Na década de 20, compositores famosos como Igor Stravinsky, Paul Hindemith e Ernst Krenek acrescentaram o tango às suas composições e assim abriram espaço para o gênero nas salas de concerto e nas óperas.
Em 1977, a prefeitura de Buenos Aires instituiu o Dia do Tango, que logo se tornou um evento nacional e agora faz parte do calendário cultural de diversos países.
A data foi escolhida para homenagear Carlos Gardel e o grande músico e compositor Julio De Caro, ambos nascidos neste dia. DIA 11 de DEZEMBRO - DIA DO TANGO
Lauriane'Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário